Segunda feira - 21 de dezembro de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 1, 39-45

Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direcção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor».

Outras leituras do dia: Cânt 2, 8-14 ou Sof 3, 14-18a; Sal 32 (33), 2-3. 11-12. 20-21


Maria dirigiu-se apressadamente... (Evangelho)

Como o texto é omisso sobre as causas da viagem de Maria, vamos admitir que Nossa Senhora, aflita por estar grávida do Espírito Santo e, ao mesmo tempo, noiva de José, quereria aconselhar-se com a sua prima, cujo marido servia no templo, e que, portanto, talvez tivesse alguma coisa a dizer sobre aquele imbróglio. Naturalmente, falariam uma à outra e Maria sairia mais esclarecida sobre a vontade de Deus a seu respeito. Caro leitor, temos que nos apressar a saber a vontade de Deus a nosso respeito. E claro, primeiro, interrogar-nos.

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Eis a voz do meu amado,
Eis o Senhor que menino vem;
Este é o tempo desejado,
É um sonho, o menino de Belém.

É o encanto da ternura
Na violência da humanidade;
Um dom, a graça mais pura
De Deus que é bondade.

Vem, deixa-me ouvir a Tua voz,
Vem, responde à nossa espera,
Vem Senhor, não nos deixes sós
Vem e contigo formosa primavera.

Do seio mais santo de Maria
Vem a salvação esperada.
Isabel canta a primeira melodia
Do menino e da mãe abençoada.

Teófilo Minga, fms