Terça feira - 22 de dezembro de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 1, 46-56

Naquele tempo, Maria disse: «A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. Porque pôs os olhos na humildade da sua serva: de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-poderoso fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome. A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem. Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos. Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre». Maria ficou junto de Isabel cerca de três meses e depois regressou a sua casa.

Outras leituras do dia: 1 Sam 1, 24-28; Sal 1 Sam 2, 1. 4-5. 6-7. 8abcd


Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos. (Evangelho)

Há uma soberba espantosa, muito difícil de desenraizar: a da pessoa que não consegue ver defeitos em si própria. Tenho um amigo que é a “coisa” mais atrasada que há. Chega a atrasar-se horas. Um dia, disse-lhe que ele chegava sempre atrasado a umas reuniões. Negou a pés juntos. Como é que o leitor reage perante este tipo de soberba? Enfrenta-a? (Caridosamente.) Temos esse dever. O leitor peça inspiração ao Espírito Santo.

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Ana pegou em seu filho Samuel
Para dar graças a Deus e Senhor;
Outra oração atendida em Israel:
Um filho desejado com todo o amor.

Do Senhor Deus foi dom esperado,
Ao Senhor Deus é dom oferecido,
O que de melhor me foi dado,
Agora o dom: meu filho querido.

Dá graças esta mulher grande,
Como mais tarde a virgem Maria;
A sua alma em louvor se expande,
Seu espírito exulta de alegria.

Magnificat de todos os tempos,
Daquela que será sempre ditosa;
Inspiração para tantos momentos:
A humildade torna-se poderosa.

Teófilo Minga, fms